Conheça a nova norma publicada pela ABNT para a instalação de carregadores de veículos elétricos
Categoria: Carros Elétricos
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).
Segundo a associação, a ABNT NBR 17019 especifica os requisitos para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos e/ou a receber energia elétrica a partir dos veículos elétricos. O texto foi baseado na IEC 60364-7-722:2018.
De acordo com a ABNT, a norma não abrange a avaliação de risco de explosão devido à produção de hidrogênio, ou outros gases inflamáveis, durante a carga da bateria.
A NBR 17019 substitui alguns trechos da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.
O texto ainda determina que as estações de recarga para veículos elétricos destinadas ao público devem ser projetadas visando o fácil acesso ao ponto de recarga, além de estarem sinalizadas adequadamente.
Ainda de acordo com a NBR 17019:2022, o veículo elétrico pode ser utilizado como fonte de reserva. Porém, o texto traz observações: A definição de fonte de reserva de acordo com a NBR 5410 é a seguinte: alimentação ou fonte que substitui ou complementa a fonte normal; para a utilização do veículo elétrico como fonte de reserva recomenda-se que seja consultado o fornecedor do veículo; A utilização do veículo elétrico como fonte de reserva não dispensa o atendimento aos regulamentos de órgãos públicos, autoridades reguladoras e empresas distribuidoras de eletricidade.
Além disso, no caso em que os veículos elétricos se destinem a realimentar a instalação elétrica, os requisitos da IEC 60364-8-2 são aplicáveis. A norma ainda orienta que seja instalado no quadro de distribuição um DR (disjuntor residual) visando a segurança dos usuários.
Algumas empresas já estão adequadas e seguindo as novas diretrizes. Como o caso da ITP Industrial , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis , possui o certificado de qualidade ISO 9001 e oferece, com exclusividade, o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam .
Entre em contato e saiba mais sobre a ITP:
comercial@itpindustrial.com.br
A ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.
Conte com a ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!
Fonte: canalsolar.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora