O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?
Categoria: Carros Elétricos
Muito embora o mercado de carros elétricos tenha crescido com algum destaque no Brasil, ainda falta muito para que esse tipo de automóvel realmente se popularize por aqui. Notadamente mais eficientes quando pensamos em consumo energético e emissão de gases, eles serão, com certeza, o futuro de um dos segmentos que mais movimentam dinheiro e empregos mundo afora.
Na Europa, o caminho parece mais pavimentado para a total eletrificação da indústria. O parlamento europeu já determinou que o prazo para que todas as montadoras deixem de produzir e vender carros a combustão é 2035. Até lá, muito terá de ser feito não apenas pelas empresas, mas também pelas montadoras, que precisarão se adequar e transformar toda a sua linha de automóveis.
Em 2021, pouco mais de um terço dos carros vendidos na Europa são eletrificados, sejam eles híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos. No Brasil, ainda estamos bem longe dessa popularização, por inúmeros fatores. Apesar disso, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Brasil registrou 13.899 novos veículos elétricos/híbridos e híbridos plug-in no primeiro semestre de 2021. De maio para junho foram 3.507 novos emplacamentos.
Mas o que será que falta para que os carros elétricos se popularizem por aqui?
Infraestrutura
Enganam-se aqueles que acham que o problema dos carros elétricos é a autonomia. Já existem modelos à venda no Brasil que podem circular mais de 300 quilômetros com uma só carga e outros que ultrapassam os 400 quilômetros, como o Chevrolet Bolt. O que torna o alcance dos veículos elétricos "ruim", indiretamente, é a falta de investimento em infraestrutura.
Cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro já contam com uma boa oferta de eletropostos e pontos de recarga, mas todos em locais privados — muito embora com uso gratuito. Capitais pelo mundo, como Roma e Londres, por sua vez, contam com diversos carregadores rápidos nas ruas e isso facilita bastante para quem quer ter um carro elétrico.
No Brasil, empresas como a Volvo, Enel e a Nissan são algumas das que mais investem em pontos de recarga para carros elétricos. Com uma maior união e troca de ideias entre as autoridades e essas companhias, as cidades brasileiras poderiam ter um avanço significativo neste departamento, principalmente se considerarmos que nossa matriz energética é uma das mais limpas e sustentáveis do mundo.
Além das empresas instaladoras de veículos, outras empresas também começaram a investir no setor, os Postos de Combustíveis e Supermercados.
Principal benefício para estas empresas é a comodidade para o cliente e o aumento nas vendas. Pois enquanto o cliente espera a recarga completar, realiza as compras ou consome os produtos da conveniência. Muitas empresas já estão se movimentando para pegar essa tendência e se adaptarem para o futuro.
A ITP realiza a criação e distribuição de projetos de eficiência energética, sustentabilidade, energia fotovoltaica e mobilidade elétrica. Conheça mais sobre nossos serviços.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Fonte: Canaltech
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora