Entenda a importância da localização para os Postos de Combustíveis
Categoria: Posto de Combustível
Entenda quais os critérios importantes e que devem sustentar as suas escolhas. Além dos riscos de abrir seu novo empreendimento em um local mal situado.
Além do local em si, é importante analisar todo o ambiente em sua volta, por isso, essas dicas são fundamentais para economizar o seu dinheiro com possíveis erros futuros!
Cidade ou Rodovia
Em ambos os casos é necessário, antes de tudo, ficar de olho na localização!
Em postos de cidade o ponto ideal são as ruas e avenidas mais movimentadas, de preferência a esquinas, já que elas chamam mais atenção. É fundamental que você conheça o local, saiba qual o perfil do público que passa diariamente por lá, afinal, futuramente serão seus futuros clientes.
Já quando a sua escolha é em uma rodovia, escolha terrenos localizados em trechos de reta. Você terá uma maior visibilidade e um acesso mais fácil e seguro para os clientes.
Em ambos os casos é necessário ficar de olho em regras específicas para funcionamento. Na cidade é imprescindível olhar o Plano Diretor Urbano (PDU) do município, afim de saber se aquela área pode receber um posto de combustível. Já em postos de rodovia, é preciso ter a licença do DNIT (para estradas federais) ou DER (para estradas estaduais).
Além de tudo isso, também é importante analisar as construções em volto do local. Hoje, a implementação de usinas de Energia Solar Fotovoltaica em postos de combustíveis já é realidade. Por isso, certifique-se que o telhado do seu estabelecimento será apto para a instalação das placas fotovoltaicas, se não existe sombreamentos que prejudiquem a geração.
Terreno e concorrência
O local e o valor dos terrenos são sempre os pontos mais críticos, pois requer um alto valor de investimento.
É comum que alguns empresários tendem a priorizar locais de área nobre, mirando clientes com maior poder aquisitivo, julgando que será mais rentável. No entanto, nem sempre esta é a melhor opção, é necessário analisar outras variáveis, por exemplo se o direcionamento do seu negócio está ou não alinhado com o público desejado.
A vantagem de estar em uma área popular, distante do centro, é que o valor do terreno naturalmente será menor. Fique atento ao mercado imobiliário para priorizar áreas de sua cidade que estejam em expansão, onde você pode encontrar terrenos mais acessíveis com uma boa perspectiva de valorização e “migração” de pessoas.
Outro fator de extrema importância e que deve ser analisado é a concorrência. É evidente que a concorrência no setor de revenda de combustíveis é alta e complexa, portanto, dê preferência a locais que ainda não tenham um número alto de postos de combustíveis ao redor. Assim, as chances de você fidelizar os clientes são ainda maiores.
Também é importante analisar os concorrentes, quais os produtos oferecidos, os serviços e a tecnologia. É fundamental saber o que está sendo ofertado pela concorrência, pois hoje os Postos não vendem apenas combustíveis, o mix de produtos só vem crescendo, inclusive com o fornecimento de Pontos de Recarga para veículos elétricos.
Fluxo e acessibilidade
Também é fundamental saber se o local escolhido é movimentado, mas não necessariamente se existe uma grande quantidade de habitantes, mas sim se existe um alto fluxo de veículos no trecho escolhido.
Mas fique esperto ao lado que contém mais movimento, e que lado está seu Posto, além de ter uma boa localização também é necessário ser de fácil acesso aos clientes. Prefira locais próximos a retornos, assim como não são bem vindos aqueles com frequentes bloqueios temporários.
O posto deve ter espaço para entrar, circular e estacionar. Em postos na cidade a movimentação, em sua maioria, é feita por veículos menores, por isso, o ideal são espaços com área mínima de 900 m².
No caso dos Postos em rodovias é necessária uma área maior, deve ser de no mínimo 5.000m², observando o perfil de veículos que atende, em sua maior parte caminhões e carretas.
Sinalização e divulgação
De nada vale o seu negócio estar em uma ótima localização, mas não é sinalizado e nem divulgado. As placas e outdoors indicam a presença de um posto de conveniência com antecedência ao motorista, esta é uma excelente técnica para postos de rodovia, por exemplo.
Conte com totens e placas modernas e atrativas e tenha certeza de que o visual do seu posto vai ser um chamariz para novos clientes.
A iluminação também faz a diferença, além de uma fachada clara, o interior do posto também deve ter atenção. Invista em uma iluminação de qualidade, preferencialmente com luzes brancas.
Gostou deste conteúdo?
Quer saber mais sobre novas estratégias e qual o futuro dos Postos de Combustíveis?
Se cadastre em nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Postos de Combustíveis , Energia Solar e Mobilidade Elétrica!
Fique de olho em nossas redes sociais:
Linkedin
Facebook
Instagram
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora