Postos sustentáveis e recarga elétrica foram temas da 15ª ExpoPostos
Categoria: Posto de Combustível
Tecnologias mais avançadas e consumidores cada vez mais exigentes. Dois ingredientes que têm provocado mudanças importantes em nossa economia. No setor de combustível e conveniência não é diferente. A evolução do mercado cobra protocolos de sustentabilidade, gestão mais eficiente e preocupação com o social – o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Para especialistas do segmento, nos próximos dez anos, os postos de combustível no Brasil não serão mais os mesmos. Bombas de recarga elétrica vão tomar cada vez mais o lugar dos combustíveis atuais e as empresas terão soluções mais sustentáveis, como captação própria de energia solar. O pagamento dentro do veículo (com tags e aproximação) e a conveniência hiper ágil também já se transformam em padrão.
“O mercado de combustíveis foi o mais exigido no novo processo de jornada de consumo. O Brasil amarga um mercado regulado que aos poucos está sendo liberado, e essas mudanças balançaram a revenda. A distribuição saiu na frente e se adaptou rápido, mas os postos de combustíveis ainda têm muitos desafios com esse novo mercado e o consumidor não vai mais perdoar atrasos”, alerta Roberto James, administrador, especialista em logística e consultor de negócios de petróleo e gás.
Para Giselle Valdevez, especialista em gestão de negócios e treinamentos na área de conveniência, lembra que esse segmento nunca foi tão relevante “O conceito de conveniência foi amplificado aos olhos do consumidor e, por mais paradoxal que possa soar, a pandemia trouxe essa vantagem para o canal. A pandemia chamou a atenção dos consumidores para as nossas lojas, que oferecem uma gama de soluções, com comodidade e presteza. É preciso conhecer esse ‘novo’ cliente, conectar-se com ele, entender sua jornada, seus novos hábitos, estilo de vida e anseios. E oferecer o que ele precisa”.
Discussão
“Estamos em um momento em que um dos grandes focos do varejo de combustíveis é a discussão do preço final nas bombas. Por mais importante que isso seja para o consumidor, o setor não pode se esquecer de olhar a longo prazo e entender que o varejo passa por uma gigantesca transformação”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora de Unidade de Negócios da GL events, que promove neste mês a 15ª Expopostos & Conveniência, entre os dias 26 a 28 de julho, no São Paulo Expo.
A Expopostos & Conveniência é o principal evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Neste ano, já conta com mais de 200 marcas nacionais e internacionais confirmadas.
A empresa de destaque neste segmento de inovação para os postos revendedores, é a ITP - Industrial , empresa que há mais de 3 anos vem investindo na modernização de Postos de combustíveis, através de usinas fotovoltaicas e carregadores para carros elétricos.
Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil.
Neste ano, a feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor.
O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento.
Fonte: estradas.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora