Projetos Fotovoltaicos Arquitetônicos: conheça alguns belos projetos que geram a própria energia
Grande, colorida ou de vidro? A primeira característica que chama atenção ao ver um edifício, é a sua fachada!
A tecnologia está cada vez mais presente nos mais variados setores e com a arquitetura não seria diferente.
O mais legal é que além da estética, hoje é possível integrar projetos arquitetônicos com a tecnologia de geração de energia solar fotovoltaica, o que traz uma série de benefícios para a construção e para o meio ambiente.
Como isso é possível?
Estamos falando do BIPV (Building Integrated Photovoltaics) que nada mais é que a integração fotovoltaica na construção civil.
Por isso, separamos cinco grandes projetos em lugares diferentes do mundo, que provam como é possível unir estética à eficiência energética.
Sede da Apple – Califórnia (EUA)
A sede da companhia, chamada também de “Apple Park”, fica na cidade do seu fundador, Steve Jobs, em Cupertino (Califórnia). O projeto conta com estruturas solares no estacionamento para 11 mil carros e módulos fotovoltaicos capazes de produzir 16 megawatts de energia.
Pavilhão Endesa – Barcelona (Espanha)
O Pavilhão de Endesa é basicamente um protótipo solar auto suficiente, instalado dentro da estrutura do Congresso Internacional Smart City BCN. O espaço foi construído com materiais pré-fabricados, o que contribui para a eficiência na produção do local.
Copenhagen International School’s – Copenhagen (Dinamarca)
O edifício da Copenhagen International School, uma escola para crianças e adolescentes, é um outro exemplo de um edifício que tem o sol como uma das principais fontes de energia. O prédio é coberto por 12 mil módulos fotovoltaicos, que fornecem aproximadamente 50% da energia do local.
Blauhaus – Mönchengladbach (Alemanha)
O prédio, que fica dentro do campus da Universidade de Niederrhein, é composto por cinco fachadas, sendo cada uma revestida por um tabuleiro dinâmico de vidros e módulos fotovoltaicos. Os módulos têm inclinações diferentes, o que ajuda a potencializar a sua exposição ao sol.
Google – Califórnia (EUA)
O Google inaugurou, em 2022, um novo campus na Califórnia que possui mais de 90 mil módulos fotovoltaicos. O local, que é capaz de gerar até 7 MW de potência, tem seu teto projetado para formar uma espécie de “escama de dragão”, o que possibilita capturar a luz do sol de vários ângulos.
A energia solar integrada na construção civil pode deixar o projeto mais harmonioso e eficiente, em qualquer tipo de construção empresarial ou residencial!
Não deixe para depois, aproveite os últimos dias do ano para instalar uma usina fotovoltaica na sua casa ou empresa.
Solicite um orçamento agora mesmo!
Fontes: Kadawittfeldarchitektur; Google; Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC); The Mayor EU.
Absolar.org.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora