Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar
Categoria: Carros Elétricos
Vimos nas últimas décadas uma grande revolução no setor de mobilidade, tanto no meio de transporte coletivo quanto no individual. Hoje, boa parte dos veículos são construídos com motores de combustão interna movidos a diesel, gasolina e álcool. Porém, esses transportes emitem partículas poluentes causando problemas respiratórios na população, além de contribuir diretamente para o aquecimento global.
Os gases de efeito estufa emitidos pelos motores convencionais, é visto como um fator importante para acelerar e sustentar o crescimento do uso de veículos elétricos (VE).
Segundo os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em 2018 o comércio de veículos elétricos aumentou suas vendas em aproximadamente 58%, ultrapassando a marca de 2 milhões. Estima-se que até 2050 mais de um bilhão de VE (distribuídos entre ônibus, motocicletas, quadriciclos e caminhões) estarão em circulação no mundo.
O aumento do uso dessa tecnologia nos leva ao seguinte problema: como alimentar energeticamente tantos veículos elétricos conectados à nossa rede de energia?
Parte da rede elétrica em muitos lugares do mundo é impulsionada pela eletricidade gerada pela queima de combustíveis fósseis, retornando ao mesmo problema inserido nos veículos de motores de combustão interna.
Uma ótima solução para boa parte desse problema está no uso da energia solar como uma das maiores fontes de geração de energia do país.
O IRENA lançou em novembro de 2019 outro relatório, em que aborda sobre o futuro da energia solar fotovoltaica destacando maneiras de acelerar a transformação de energia nas próximas três décadas e a necessidade desta fonte de geração para atingir as metas climáticas. Os resultados deste documento preveem que a implantação massiva e acelerada combinada com a eletrificação mais profunda pode fornecer 21% das reduções de emissão de CO₂ (quase 4,9 gigas toneladas por ano) até 2050. Porém, a agência também alerta a importância dos incentivos governamentais para a aceleração do processo de expansão e mix de geração no setor elétrico.
Nos locais, que utilizamos como pontos de recarga, pode-se agregar a conexão de sistemas solares fotovoltaicos junto à rede elétrica, conhecidos como geração distribuída. Os sistemas de energia solar até aproximadamente uma década atrás eram instalados isolados da rede elétrica, mas em 2012 foi aprovado a Resolução Normativa nº 482 (e RN nº 687 de 2015) permitindo que esses sistemas pudessem operar de forma conectada à rede de distribuição.
Se o carro elétrico for recarregado em casa, o sistema solar pode ser utilizado para gerar energia suficiente para ele e para o consumo geral da residência.
Se for uma estação de recarga pública, é possível dimensionar o sistema realizando a previsão diária de quantos carros podem ser atendidas e suas prováveis demandas.
A ITP realiza a criação e distribuição de projetos de eficiência energética, sustentabilidade, projetos de energia fotovoltaica e mobilidade elétrica. Conheça mais sobre nossos serviços .
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Leia também: Carports: Saiba tudo sobre o conceito em alta no mercado brasileiro de energia solar
Fonte: Autossustentável
Autora: Tatiane Costa
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora