Posto de Combustível: Conheça serviços extras para alavancar as vendas!
A maioria das pessoas sabe o que esperar quando entra em um posto de combustível: abastecimento, uma ou outra conveniência, direções para chegar ao seu destino etc. Trata-se da base sobre a qual esse tipo de negócio é construído.
É necessário oferecer produtos e serviços até mesmo aos indivíduos que não têm um veículo. No futuro, eles podem ser seus melhores consumidores de artigos automotivos, portanto pense também nas crianças, nos adolescentes.
Neste post, preparamos uma lista com serviços extras que você pode disponibilizar no seu posto de combustível para agregar valor ao negócio.
1. Troca de óleo
Uma prestação de serviço de grande utilidade é a verificação do nível de óleo do motor. Isso porque a correria do dia a dia nos faz descuidar de tal tipo de procedimento, que deve ser feito antes de dirigir. Então, ofereça o serviço aos seus clientes, principalmente para aqueles que estão aguardando na fila do abastecimento.
Em seguida, o seu funcionário pode aproveitar e conferir os outros fluidos, como de direção hidráulica e do freio, entre outros. Caso os níveis não estejam conforme o recomendado pelos fabricantes, aconselhe a substituição ou a complementação desses produtos.
2. Ducha
Os motoristas podem aproveitar o tempo que têm antes ou depois do abastecimento do veículo para passar na ducha e chegar em casa ou na empresa com ele limpo. Além disso, para caprichar ainda mais, você pode passar um “pretinho” (ou limpa pneus).
De acordo com a área disponível em seu posto, você também pode oferecer a secagem, o enceramento e a cristalização da pintura. Uma boa dica é criar uma promoção de vale ducha grátis, na qual o cliente não pagará por esse serviço se, por exemplo, abastecer a partir de uma determinada quantidade de combustível.
3. Loja de conveniência
Independentemente de estarmos nas cidades ou nas estradas, por mais prevenidos que possamos ser, é comum que esqueçamos alguma coisa quando saímos de nossas casas. Portanto, estamos sempre precisando de algo — nem que seja apenas um copo de água.
Pensando nisso, com a implantação de uma loja de conveniência, você venderá muito mais do que combustível. Veja abaixo alguns produtos úteis:
• alimentos;
• bebidas;
• carvão;
• gelo;
• rações para animais de estimação;
• produtos de higiene pessoal;
• sandálias e chinelos;
• lembranças e pequenos presentes.
4. Calibragem de pneus e borracharia
Um dos serviços de postos de combustível bastante comuns é a calibragem dos pneus. Em alguns estabelecimentos, ela tem um pequeno custo, mas em outros o seu uso fica como um brinde para os usuários.
Peça para que os seus colaboradores fiquem atentos e ofereçam ajuda especialmente às mulheres no momento de calibrar os pneus. Essa atitude evita que elas quebrem as unhas ou estraguem os esmaltes de que tanto gostam. Além disso, você pode fazer uma parceria ou contratar um borracheiro para oferecer o serviço de reparo dos pneus.
5. Oficina mecânica e elétrica
Imprevistos acontecem e, portanto, uma oficina para pequenos reparos pode salvar muita gente. E o melhor é que, para isso, não é necessário que sejam oferecidos serviços especializados com investimento em máquinas sofisticadas. Ter um pequeno estoque com peças comuns, a exemplo das lâmpadas de farol, pode ser o suficiente para dar conta das pequenas emergências que costumam acontecer na rua.
6. Minimercado
Uma prática cada vez mais comum em diversos postos de gasolina é a criação de um pequeno mercado em seu interior. Não se trata simplesmente de uma loja de conveniência, mas sim de um espaço com vários setores que ofereça os produtos mais variados, incluindo artigos de alimentação, limpeza e higiene, entre outros.
Para postos que ficam bem próximos de áreas residenciais, as quais não têm acesso a outros mercados com a mesma facilidade, esse é um investimento bem lucrativo, pois expande sua clientela para além dos motoristas. Sem contar que os seus clientes atuais certamente poderiam aproveitar o tempo de espera por uma revisão ou troca de óleo para ver alguns dos produtos e adiantar suas compras.
7. Caixa 24 horas
Muitos postos de gasolina funcionam 24 horas por dia, pois sempre há demanda para esse tipo de serviço. Já que o seu estabelecimento estará aberto, também é uma boa ideia incluir outros serviços que são mais interessantes quando oferecidos durante todo o dia, sem interrupções. O caixa para saques bancários é um dos principais exemplos disso.
Durante a noite, sempre há quem precise de algum dinheiro em mãos para pagar por uma corrida de táxi ou até para arcar com os demais serviços oferecidos na sua oficina. Além disso, ter o seu negócio como ponto de referência para a realização de saques rápidos também é uma boa forma de torná-lo mais fácil de encontrar.
8. Farmácia
Outra boa estratégia para atrair os clientes é a parceria com farmácias. Além dos medicamentos, podem ser oferecidos cremes e protetores solares — sobretudo no caso daquela turma que está indo para praias, clubes ou cachoeiras e deu uma parada para abastecer.
Esse também é um dos serviços de posto de combustível mais úteis de forma geral, pois sempre há pessoas que podem sofrer algum problema de saúde ou ferimento no meio de uma viagem. Ter acesso fácil a medicamentos básicos torna seu posto um ponto de referência ainda mais forte.
9. Reboque
Trata-se de um serviço bem interessante para postos de gasolina que contam com uma oficina própria, especialmente aqueles que ficam em estradas intermunicipais longas. Afinal, nunca se sabe quando os motoristas podem passar por algum acidente e precisar de um pequeno “resgate” antes de voltar ao caminho que estavam percorrendo.
Ter um parceiro que realize o serviço de reboque ou mesmo contar com uma equipe dedicada a isso no seu posto pode ser bem interessante. Em primeiro lugar, é um serviço essencial de tempos em tempos para qualquer motorista. Em segundo, ele contribui bastante com a imagem positiva do seu estabelecimento.
10. Sanitários e banheiros
Sanitários e banheiros são instalações de grande utilidade para quem já está há algum tempo fora de casa ou do escritório. Portanto, cuide para que esses ambientes sejam mantidos sempre limpos. No caso da utilização dos chuveiros, você pode cobrar por esse benefício tendo em vista o consumo de água e eletricidade, caso ainda não tenha energia solar.
O serviço é especialmente lucrativo caso seu posto receba muitos caminhoneiros, mochileiros ou outras pessoas que passem mais tempo na estrada do que em um local fixo. Além de prestar um serviço muito apreciado, você terá sempre uma clientela garantida à sua espera. Tudo isso é possível sem gerar nenhum custo elevado de manutenção ou investimento.
11. Carregador Elétrico
Nos dias atuais os carros elétricos já são uma tendência para os próximos anos, na europa, por exemplo, já é uma realidade. No Brasil ainda está no começo para a mobilidade elétrica, mas é fundamental já se preparar para o futuro, onde um grande número de carros serão elétricos.
Por isso, para os Postos de combustíveis é fundamental já pensar e analisar as alternativas para adquirir e instalar os carregadores para os carros elétricos.
Hoje nos Postos de Combustíveis um dos maiores gastos é com a energia elétrica. Além disso, toda reforma e melhoria que realizar no Posto proporciona em um aumento ainda maior no consumo de energia elétrica, mas este problema já tem solução. A Energia Solar Fotovoltaica, que possibilita uma redução de até 95% na conta de energia elétrica.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Fonte: minaspetro.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora