Posto de Combustível: Conheça os erros mais comuns de gestão financeira
Ter boas finanças pessoais e saber pagar bem suas contas, em muitos casos, não são suficientes para lidar com um negócio, o que leva a vários erros de gestão financeira que prejudicam seu desempenho.
Mesmo com o acesso cada vez mais fácil a informações e instruções, algumas dessas falhas continuam sendo cometidas por quem não está atento.
Deixar a folha de pagamento exceder o orçamento
Você certamente tem uma equipe à sua disposição, formada por colaboradores que exigem um salário compatível com o mercado. É tentador contratar um grande número de profissionais para ampliar seus serviços, mas se o valor pago ultrapassar o orçamento, você precisa repensar a situação. Contrate apenas o necessário para atender às demandas e expanda na medida em que for necessário.
Desconhecer o valor do seu negócio
Cada empresa tem um valor de mercado baseado em seu faturamento anual e no total de patrimônio. Essa quantia é um bom termômetro para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Se você não a conhece bem, terá mais dificuldades para acompanhar seu progresso ou mesmo negociar com parceiros.
Não investir em geração solar
Hoje já é comum ver nos telhados de residências e no comércio placas fotovoltaicas, atualmente é um mercado em alta em todo o Brasil. Caso ainda não estudou investir em energia solar o momento certo é agora, é a solução ideal para a redução de gastos com energia elétrica.
Mas atenção e cuidado! Hoje no mercado existem muitos instaladores que não são capacitados para a instalação em postos de combustíveis, ao pedir um orçamento tenha certeza da qualidade e do profissionalismo da empresa.
Ter um fluxo de caixa impreciso
Alguns erros de gestão financeira que muitos carregam de suas finanças pessoais são: basear-se em estimativas e arredondar valores. Isso pode ser o suficiente quando você tem poucos riscos, mas é um péssimo hábito em uma empresa. No fim do mês, o total dos arredondamentos pode deixar o fluxo de caixa muito acima ou abaixo do real.
Misturar gastos pessoais e profissionais
Outro mau hábito de grande parte dos microempreendedores é pensar que o dinheiro da empresa é dele e vice-versa. Mesmo que não haja uma distinção entre o patrimônio pessoal e o do negócio de um ponto de vista jurídico, você deve sempre separar aquilo que cabe à sua casa e o que se destina à manutenção da empresa.
Fazer planejamentos que não sejam práticos
Muitos sonham em administrar o próprio negócio e começar a faturar milhões, mas poucos pensam em como alcançar essa meta ou na quantidade de tempo/esforço demandada. Lembre-se de que não adianta fazer planos mirabolantes sem respaldo na realidade.
Não focar nas despesas fixas
Jamais deve se esquecer de suas despesas fixas, independentemente de qual seja o motivo. Trata-se dos custos mais básicos com os quais é preciso arcar para manter a empresa funcionando.
Tomar precauções com o dinheiro é sempre importante, mas tenha um cuidado redobrado nesse período de crise. Se mantiver seu fluxo de caixa saudável, certamente poderá aproveitar o reaquecimento do mercado no futuro, sem erros de gestão financeira.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Fonte: minaspetro.com.br/
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora