Energia Solar: América latina é o mercado com maior potencial no mundo
“O mercado solar fotovoltaico na América Latina é considerado um dos mais dinâmicos do mundo”. É o que afirmou Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).O executivo participou do Intersolar South America Digital Xperience - evento virtual, realizado nesta terça-feira (1), que discutiu as últimas previsões para o setor - e comentou que o segmento fotovoltaico tem altíssimo potencial na América Latina por vários fatores.
“Primeiro, porque são países que estão localizados na região dos trópicos e que, portanto, possuem recursos solares de excelente qualidade. Segundo, porque são países jovens, com economias ainda em desenvolvimento, assim como as suas populações, ainda também em fase de crescimento populacional”, explicou Sauaia.
“Isso faz com que esses mercados tenham a combinação do aumento da demanda per capita de energia elétrica e aumento populacional, o que traz uma expectativa de serem cada vez maiores no horizonte das próximas décadas. Por isso, consequentemente, são regiões com grande potencial de investimento para projetos solares de pequeno, médio e grande porte”, ressaltou.
Segundo o especialista, tais países começaram a incorporar uma série de legislações e boas práticas, e assim se destacaram durante todo o processo. “O Brasil, naturalmente, é um deles. É o maior mercado de energia elétrica. De longe lidera esse ranking na América Latina, além de ser uma das maiores economias do mundo”.
Solar Power Europe
Sauaia destacou ainda que, recentemente, a ABSOLAR participou do lançamento de uma nova pesquisa realizada pela Solar Power Europe (Associação Fotovoltaica Europeia) - referência mundial no desenvolvimento de estudos e análises.
“Fomos coautor com outras entidades de um relatório que fala sobre os mercados da América Latina, que foi inclusive fruto de lançamento no Intersolar South America, na qual tive a oportunidade de moderar”.
Os países que foram analisados a fundo nesse estudo incluem o Brasil, Chile, Colômbia e México. “Quatro dos setores considerados de altíssimo potencial na região. Existem outros também, mas esses se destacaram mais”.
“Alguns mais voltados para o lado da GC (geração centralizada), outros para a GD (geração distribuída), alguns mais equilibrados como o Brasil, no desenvolvimento desses dois segmentos. Com certeza, inclusive, o país já apresenta uma posição de destaque na região por ser um mercado líder no uso da solar fotovoltaica na América Latina”, concluiu o CEO da ABSOLAR.
Se planeja para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e esta precisa ser o mais planejado e consistente possível, para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.
Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Fonte: absolar.org.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora