Posto de Combustível: Conheça as principais estratégias de Marketing para alavancar as vendas em 2021.
O planejamento no início do ano é fundamental para qualquer empresa gerar mais lucros e conseguir passar por qualquer barreira. Leia e aplique as estratégias de marketing em seu Posto de Combustível.
Invista em mais serviços
Surpreenda o seu cliente com um mix de produtos e serviços no seu posto de combustíveis. Em síntese, quem oferece a melhor experiência também conquista a fidelização.
Além do abastecimento, inclua serviços de calibragem, lavagem e troca de óleo. Assim como uma loja de conveniência e se possível com um banco 24 horas. A ideia é ser uma referência em produtos e serviços. Afinal, nada melhor do que o cliente já saber que no seu posto é possível fazer diversas atividades.
Estratégias de Marketing Digital
As pessoas estão cada vez mais online e realizando pesquisas de preço, de produto e lendo análises criticas de outros clientes de forma online. Para que seu posto seja uma referência é importante investir no marketing digital. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
Redes sociais
Elas não podem faltar! Portanto, o ideal é ter uma página no facebook, instagram, e linkedin por exemplo. Elas permitirem o estreitamento com o público com conversas e outras interações. Além disto, são uma boa forma de contar as novidades, promoções e também saber o que o acham do seu posto.
Site
Na plataforma inclua os dados institucionais da empresa (quem somos, missão, visão e valores). Assim como localização, contato (telefone, e-mail, WhatsApp), fornecedores, parcerias e blog.
Google Meu Negócio
Essa plataforma é essencial, ao fazer uma pesquisa no Google sobre postos de combustíveis, o cliente recebe uma lista de nomes. Nesse sentido, se o seu está com um cadastro no Google Meu Negócio, logo vai aparecer. Dessa forma, você ganha mais visibilidade e atrai novos clientes.
Whatsapp Business
A plataforma de conversa também é uma excelente forma de interação com seus clientes. Afinal, nela é possível criar e participar de grupos e até criar promoções exclusivas.
Crie promoções
As promoções complementam as suas estratégias de marketing, aqui vale:
– Dê descontos em produtos e serviços. Por exemplo, podem ser em dias específicos da semana, aqueles que costumam ter um menor movimento, ou em datas comemorativas.
– Crie um programa de fidelidade.
– Desconto em parceiros: Podem ser feitos com oficinas mecânicas, sindicatos, associações, barbearias e salões de beleza. E se esses serviços estiverem dentro ou próximo do seu posto, melhores serão os resultados.
Cuide das instalações
A organização e o cuidado com as instalações também fazem parte das estratégias de marketing.
• Invista na infraestrutura (fachada, sinalização horizontal e vertical, uniformes dos funcionários);
• Mantenha todos os espaços limpos e organizados (pista, banheiros, conveniência, borracharia e troca de óleo);
• Cuide da disposição e qualidade dos produtos expostos.
Invista na sua equipe
Para ter resultado com as estratégias de marketing e aumentar as vendas também é importante cuidar dos seus funcionários. Afinal, eles são o primeiro contato com o cliente. E, portanto, representam a sua marca.
• Promova treinamentos;
• Crie um programa de reconhecimento e plano de carreira;
• Dê prêmios àqueles que atingirem as metas;
• Ofereça benefícios e parcerias.
Sustentabilidade
É uma tendência que surgiu, devido ao desenvolvimento sustentável ser uma das principais pautas de responsabilidade social em empresas, sobretudo nos ramos de atividade que dependem de recursos não renováveis, como é o caso do petróleo.
O objetivo do desenvolvimento sustentável é continuar empregando avanços tecnológicos sem comprometer os recursos para as gerações futuras. Ou seja, é uma prática consciente de utilização de tudo o que temos em nosso planeta, sabendo que, se usarmos tudo de uma vez, ficaremos sem daqui alguns anos.
Com a instalação do sistema fotovoltaico é possível ser reconhecido como um posto sustentável, que ajuda o meio ambiente, criando empatia com a população e consequentemente aumento de seus clientes. Mas além deste ponto positivo, a energia solar também proporciona uma alta redução na conta de energia elétrica, possibilitando mais lucro para o posto de combustível.
Com essas dicas é hora de fazer o planejamento do marketing do seu posto. No mais, lembre-se de conferir os resultados das ações. Assim é possível ver o que foi realizado e o que precisa melhorar ou dar continuidade.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Fonte: webposto.com.br
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