Faculdade inaugura Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica
O laboratório terá a capacidade de gerar 2.900kWh, o que corresponde a uma economia de R$ 2.320,00/mês na conta de energia da Universidade. O evento faz parte das atividades em comemoração aos 40 anos do Curso de Engenharia Agrícola da Unioeste, com participação dos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Reginaldo Ferreira dos Santos, explica que tudo se deu a partir da parceria com a Universidade do Chile. Assim, realizaram um simpósio de Energia Solar Fotovoltaica, que além de unir empresa e universidade, pode trazer uma outra visão acerca das fontes renováveis e geração de energia. “Passamos a ter o maior parque de energias renováveis do mundo. Além das hidrelétricas, o País é promissor nas áreas de álcool, biodiesel, biogás, eólicas, biomassa e a agora temos o mais recente e pujante parque solar”.
Segundo o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT, Selmo José Bonatto, esta iniciativa partiu da necessidade de se criar um projeto, “O objetivo é gerar energia elétrica a partir dos painéis fotovoltaicos, unindo ensino, pesquisa, extensão, capacitação, inovação e empreendedorismo, para criar ambientes de convivência, estacionamentos e outros espaços que possam servir a comunidade”.
Esse projeto se tornou muito benéfico tanto para a faculdade quanto para os alunos, pois gerou economia para a Unioeste e muita experiência para os alunos envolvidos. Comente abaixo possíveis locais que proporcionariam os mesmos benefícios e suas experiências sobre o assunto.
Fonte: opresente.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora
Sou Engenheiro Ambiental formado há menos de 2 anos, fiz um curso completo sobre energia solar fotovoltaica e 2 anos de estágio no Instituto Florestal/SP, na área de Hidrologia Florestal. Quero muito aprimorar na prática, meus conhecimentos sobre energia solar e energias renováveis em geral.