+55 11 97821-4868 | 19 3515-0261
comercial@itpindustrial.com.br
Energia renovável supera combustíveis fósseis pela primeira vez na Europa

Energia renovável supera combustíveis fósseis pela primeira vez na Europa


Criado: 01 Fevereiro 2021 | Atualizado: 01 Fevereiro 2021
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Relatório aponta que a Europa gerou, pela primeira vez, mais energia vinda de fontes renováveis do que de combustíveis fósseis

A Europa continua caminhando para o fim da dependência dos combustíveis fósseis. O relatório anual dos especialistas da ‘Ember’ e da ‘Agora Energiewende’ aponta que o foco em energia limpa fez com que a Europa gerasse, pela primeira vez, mais eletricidade vinda de fontes renováveis do que de combustíveis fósseis em 2020.

Fontes como a energia eólica, solar, hidráulica e biomassa — matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia — já são responsáveis por 38% da eletricidade produzida no continente, um aumento de 3,4% se comparado a 2019, quando o uso de combustíveis fósseis caiu cerca de 37%.

O relatório também mostra que as fontes de energia limpa mais utilizadas pelos europeus foram a solar e a eólica, e os países que mais apostaram nelas foram Holanda, Suécia e Bélgica.

Em contrapartida, usinas a carvão e de energia nuclear, perderam respectivamente 20% e 10% de sua produção no território europeu. Por ora, apenas o gás natural continua sendo popular no continente por conta do seu preço baixo, com queda de 4% em 2020.

De acordo com os especialistas, desde 2015, o uso de gás natural como fonte de energia subiu 14%. No ano passado essa mesma tendência foi observada na Grécia, Holanda e Polônia.

Fontes não renováveis serão extintas até 2030

Já faz um tempo desde que a Europa decidiu se distanciar do uso de energia vinda de fontes não renováveis. O Reino Unido, por exemplo, foi uma das regiões que também conseguiram gerar mais energia limpa no ano passado.

O relatório também nota que a pandemia teve pouco impacto neste processo. Porém, os pesquisadores dizem que ainda “existe trabalho a ser feito”. A biomassa, por exemplo, é uma fonte de energia limpa que estagnou no continente europeu desde 2018.

O diretor da Agora Energiewende, Dr. Patrick Graichen, disse à imprensa que a recuperação econômica pós pandemia, “não pode impactar de forma negativa na proteção ao meio ambiente”. Graichen é um dos estudiosos que defende a aplicação de regras mais duras para garantir o progresso do velho continente no consumo de energia limpa.

Para atingir os objetivos previstos no Green Deal (ou Acordo Verde) até 2030, os especialistas relatam que a Europa deve triplicar sua produção de energia solar e eólica.

O Brasil, atualmente, tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros.

Barros ressaltou que é fundamental utilizar todo o potencial de fontes renováveis disponíveis, não só pelo aspecto tecnológico e ambientalmente sustentável, mas principalmente pelas questões socioeconômicas, com a geração de emprego e renda para a nossa população.

“O Brasil se destaca no mundo pela utilização cada vez maior de fontes renováveis, contribuindo, dessa forma, para uma redução maior da emissão de gases de efeito estufa, com valores compatíveis com os compromissos assumidos no Acordo de Paris”, afirmou.

Se planeja para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e esta precisa ser o mais planejado e consistente possível, para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para sua empresa gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.



Fonte: absolar.org.br

Faça um orçamento!

Economize até 95% na sua conta de energia!

Cadastre-se!

Fique por dentro das principais novidades.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Energia renovável supera combustíveis fósseis pela primeira vez na Europa
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar