Economia e Sustentabilidade – Energia fotovoltaica em condomínios
Um grande exemplo de planejamento é o mercado imobiliário de Cascavel, no Paraná, que está atento ao potencial dos painéis de energia fotovoltaica em edifícios e condomínios. Em 2021, 38 famílias terão a oportunidade de viver em um domicílio que traz o sistema de painéis fotovoltaicos no projeto original.
Além da economia na conta de energia, e consequentemente com os custos do condomínio, também existe a preocupação dos consumidores de que é preciso cuidar do meio ambiente e gerar energia da maneira mais limpa e renovável possível.
“A vantagem de contar com sistema de geração próprio evita as variações na tarifa e minimiza muito o custo mensal com energia. Deve-se também levar em consideração que o imóvel com esse sistema se torna mais valorizado, pois está produzindo parte de sua energia de consumo através de fontes que não agridem o meio ambiente.
Para isso, o projeto arquitetônico deve estar alinhado com o projeto elétrico e fotovoltaico. Previamente são projetados locais de medição, controle e monitoramento da energia gerada, a qual pode ser visualizada por meio de gráficos em um painel instalado na edificação ou até mesmo através de um aplicativo de celular.
“Um trabalho de compatibilização entre os projetos é essencial para o posicionamento dessas placas não afetar a estética da edificação e para maximizar a energia gerada”, explicou o responsável que está organizando os projetos em Cascavel.
Comente em quais outros mercados são viáveis a energia fotovoltaica estar presente, gerando economia e sustentabilidade.
Fonte: portalsolar.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora