Conheça o terceiro pilar fundamental para o crescimento do seu Posto de Combustível
Categoria: Posto de Combustível
É perceptível que os Postos de Combustíveis não são locais apenas para venda de combustível, se tornaram muito mais que isso, são pontos de referência e de conveniência.
Como consequência do aumento do mix de produtos ofertados, aumento do tamanho da loja de conveniência e conectividade com novas tecnologias, os Postos estão enfrentando um grande aumento no consumo de energia elétrica.
Aliado a isso, atualmente as tarifas, multas e bandeiras tarifárias proporcionam um grande aumento no valor da conta de energia elétrica, como exemplo disto, hoje está em vigor a bandeira tarifária chamada “bandeira escassez hídrica”, patamar que acrescenta ao valor da conta em R$ 14,20 por 100kWh.
Como se já não bastasse isso, os postos revendedores sofrem com constantes aumentos no preço dos combustíveis, o que dificulta ainda mais aumentar os preços para fechar a conta no final do mês.
Deste modo, é nítido que para o Posto de Combustível ter sucesso e conseguir crescer é preciso ter Economia para aumentar seus lucros. Assim chegamos ao terceiro pilar:
Economia
A energia solar para postos de combustíveis tem se tornado uma opção cada vez mais popular hoje em dia e não é por acaso, além de ser uma fonte de energia renovável, o sistema tem ficado cada vez mais acessível.
Todo empresário sabe que para obter o máximo de lucro, é necessário reduzir despesas, mas, mantendo a qualidade da estrutura, atendimento e produtos. Essa alternativa ajuda a reduzir custos e proporciona muito outros benefícios.
Redução na conta de energia elétrica em 95%. Toda essa economia é possível porque o sistema fotovoltaico é ligado a concessionaria de energia e, quando gera mais energia do que consome, gera créditos que são abatidos diretamente na conta de energia do estabelecimento, que podem ser utilizados em até 60 meses.
Rápido retorno sobre Investimento
Mais uma das vantagens da energia solar para postos de combustível é que o retorno sobre investimento é rápido. Em cerca de 4 ou 5 anos, você já consegue o valor investido para a implantação do sistema.
E o melhor de tudo é que o sistema tem uma vida útil de 25 a 40 anos, quando a manutenção é mantida e com uma limpeza periódica. Ou seja, a economia vai durar por muitos anos.
Linhas de Financiamento para postos de combustíveis
Para muitos empresários, pagar a implantação à vista pode pesar no orçamento mensal do empreendimento. Mas isso não é um problema.
Isso porque existem vários tipos de financiamento para donos de postos de gasolina. Hoje é possível instalar o sistema em seu negócio, mas pagar de forma tranquila, em pequenas parcelas ajustadas. Em muitos casos o valor da parcela é o mesmo, ou menor, da conta de energia.
Construção de uma imagem mais forte
O fato do posto ter energia solar também ajuda na construção e fortalecimento da imagem dele. Cada vez mais os consumidores têm valorizado empresas que presam pela sustentabilidade. Deste modo, é possível criar estratégias de marketing focadas nessa informação.
Benefícios Fiscais
Em 2015 entrou em vigor a Lei Nº 13.169 que isenta a arrecadação do PIS/COFINS em energia produzida e utilizada. Ou seja: a energia produzida e utilizada não é tributada, apenas aquela excedente que é “vendida” pela empresa produtora da sua região.
O artigo 8º da Lei diz: “Ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS incidentes sobre a energia elétrica ativa fornecida pela distribuidora à unidade consumidora, na quantidade correspondente à soma da energia elétrica ativa injetada na rede de distribuição pela mesma unidade consumidora com os créditos de energia ativa originados na própria unidade consumidora no mesmo mês, em meses anteriores ou em outra unidade consumidora do mesmo titular, nos termos do Sistema de Compensação de Energia Elétrica para microgeração e minigeração distribuída, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.”
Outra vantagem é o desconto no IPTU. O chamado IPTU Verde é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como objetivo incentivar moradores e empresários da região a adotarem medidas sustentáveis em suas propriedades. Cada município tem suas próprias condições, que podem chegar a 100% de desconto no valor do imposto.
Fácil Manutenção
Geralmente os Postos possuem uma grande área de telhado, tanto na área de bombas como na conveniência, por isso na maioria dos casos a área não é problema.
Quanto a limpeza e manutenção das placas é bem simples, dependendo da área da instalação, a limpeza pode ser de forma mensal ou até a cada 3 meses. Lembre-se de verificar com frequência como está a geração do sistema fotovoltaico.
Esse é o último pilar que tem poder de impulsionar um posto de combustível. Além dele, outras estratégias devem estar no radar do varejista, como cuidar da identidade visual – logo, cores, letra, slogan são importantes para manter a marca na mente do cliente – e conhecer o perfil do cliente, potencializando as ações de marketing, que podem ser segmentadas para o público-alvo.
Gostou deste conteúdo?
Quer saber outras informações e notícias sobre o mercado dos Postos Revendedores?
Se cadastre em nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Postos de Combustíveis , Energia Solar e Mobilidade Elétrica!
Fique de olho em nossas redes sociais:
Linkedin
Facebook
Instagram
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora