Transição Energética em 2022: Fotovoltaico e Mobilidade Elétrica são essenciais.
A consultoria S&P Global Platts Analytics elaborou uma lista com as principais tendências para a transição energética em 2022.
Os analistas da empresa destacaram as perspectivas de emissões recordes de CO2, novo recorde de vendas de veículos elétricos, produção de hidrogênio, instalações de energia renovável e cenários para setores de difícil descarbonização.
Emissões de CO2 em níveis recordes em 2022
Apesar do foco nas reduções de emissões e de uma lista extensa de países que estabeleceram metas líquidas zero, a S&P Global Platts Analytics prevê que as emissões de CO2 aumentem 2,5% em 2022, alcançando novos níveis recordes.
Embora na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26) os líderes tenham prometido fortalecer até o final de 2022 as metas de emissões para 2030, em vez de esperar pelo processo formal de "avaliação", a Platts Analytics afirma que há riscos significativos para as agendas de políticas ambientais domésticas por conta das eleições.
Incentivos para instalações de energia renovável
Os fortes aumentos nos preços de energia aumentaram as perspectivas de crescimento mais rápido das instalações de energia renovável em 2022.
É previsto para este ano um aumento médio de 19% na sua conta de luz, por conta do déficit entre os custos com a geração de energia e os valores arrecadados nas contas através das bandeiras tarifárias, o que acaba sendo repassado na conta de luz.
A instalação mais comum hoje é o sistema fotovoltaico, que pode ser instalado em comércios, indústrias ou residências. Estes sistemas proporcionam uma imensa economia, pois valoriza em até 20% o imóvel, tem um rápido retorno de investimento e uma redução direta de até 95% na conta.
Novo recorde de vendas para veículos elétricos
O setor automotivo enfrentou problemas na cadeia de suprimentos em 2021, principalmente a escassez de chips semicondutores, um elemento-chave nos veículos elétricos (VEs). Porém, as montadoras não restringiram a fabricação de VEs tanto quanto a de veículos com motor de combustão interna.
Em 2021, houve crescimento de 108% ano a ano nas vendas de veículos elétricos, impulsionadas pelas regulamentações apoiadas pelos governos, os altos custos do combustível e incentivos financeiros, especialmente na China e na União Europeia.
Para 2022, a S&P Global Platts Analytics espera uma aceleração no crescimento das vendas, impulsionada por ações tomadas pelas próprias montadoras, que continuam a aumentar os investimentos na fabricação de veículos elétricos e tecnologia de baterias, oferecendo uma gama mais ampla de modelos e maior construção de estações de recarga.
A adoção de VEs mudará cada vez mais de políticas/subsídios para escolhas de produtores e consumidores. A S&P Global Platts Analytics prevê que as vendas de veículos elétricos crescerão mais de 40% em 2022.
Após onda de anúncios em 2021, a realidade da produção de hidrogênio
A S&P Global Platts Analytics estima que anúncios de projetos de produção de hidrogênio de baixo carbono somaram 29 milhões de capacidade em 2021.
Esses anúncios foram impulsionados por uma lista crescente de estratégias nacionais de hidrogênio em todo o mundo, que forneceram metas ambiciosas e estruturas de incentivo para nova capacidade de produção.
Diferentes tipos de usinas de produção estão programados para entrar em operação em 2022, incluindo projetos de pequena escala de hidrogênio verde. Mas a S&P Global Platts Analytics não espera que projetos de hidrogênio azul em grande escala (gás natural + captura de carbono) ainda se tornem operacionais em 2022.
Marcos tecnológicos e o caminho a seguir na transição energética
Inovações e marcos tecnológicos em setores de difícil descarbonização, como aviação e transporte marítimo, deverão ser atingidos em 2022. Isso inclui embarcações marítimas movidas a hidrogênio e navios que estarão prontos para serem abastecidos com amônia como combustível alternativo quando o abastecimento e a infraestrutura estiverem disponíveis.
Embora não seja alimentado por hidrogênio em si, o primeiro grande transportador de hidrogênio liquefeito (LH2) carregará sua primeira carga de hidrogênio na Austrália no início de 2022, uma indicação precoce de que o comércio internacional de hidrogênio pode ser viável.
Na aviação, a S&P Global Platts Analytics prevê um maior uso de combustíveis sustentáveis (SAFs na sigla em inglês), impulsionado por políticas governamentais e companhias aéreas comerciais que buscam testar taxas de mistura de SAF mais altas.
Para a consultoria, a mudança no tamanho das carteiras de pedidos de navios e aviões projetados para usar combustíveis alternativos será um fator-chave a ser observado em 2022.
Essas tendências globais afetam diretamente o mercado brasileiro, por isso é necessário ficar atento a esse tipo de informação. Afinal de contas, conhecimento é poder.
Assine nosso newsletter e fique por dentro de todas as novidades
Fonte: Portalsolar.com
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora