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Noruega e seus incentivos para a mobilidade elétrica devem servir de modelo para o Brasil

Noruega e seus incentivos para a mobilidade elétrica devem servir de modelo para o Brasil


Criado: 14 Fevereiro 2022 | Atualizado: 15 Fevereiro 2022

Categoria: Carros Elétricos

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Os benefícios fiscais e incentivos dados pelo governo da Noruega, devem ser estudados pelo governo brasileiro e norte americano para incentivar o consumo dos veículos elétricos.

No ano passado, a Noruega atingiu um marco. Apenas cerca de 8% dos carros novos vendidos no país funcionava exclusivamente com gasolina convencional ou diesel. Dois terços dos carros novos vendidos são elétricos, e a maior parte do restante eram híbridos elétricos e a gasolina. saiba mais.

Durante anos, a Noruega tem sido a líder mundial em se afastar dos carros tradicionais, graças aos benefícios governamentais que tornaram os veículos elétricos muito mais acessíveis e ofereceram outros benefícios, como permitir que os proprietários de carros elétricos não paguem algumas taxas de estacionamento e alguns pedágios de estradas.

Ainda assim, os entusiastas de carros elétricos estão surpresos pela velocidade em que o motor de combustão interna se tornou uma espécie em extinção na Noruega.
“Surpreendeu a maioria das pessoas a rapidez com que as coisas mudaram”, Christina Bu, secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, disse.

Em 2015, os carros elétricos representavam cerca de 20% das vendas de carros novos e agora são “o novo normal”, disse Bu. (Sua organização é como AAA para motoristas de veículos elétricos.)

Podemos pensar que os noruegueses são obstinados ambientais que estavam ansiosos para abandonar os carros a gasolina. Mas Bu e outros especialistas em transporte afirmam que os noruegueses começaram com o mesmo ceticismo dos brasileiros sobre os veículos elétricos.

Isso mudou por causa das políticas governamentais e um número crescente de carros elétricos atraentes. Com o tempo, essa combinação ajudou mais noruegueses a acreditar que os carros elétricos eram a melhor escolha. Bu escreveu recentemente que, se a Noruega pôde fazê-lo, outros países também podem.

O transporte é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa nos EUA, e os cientistas do clima dizem que deixar de utilizar veículos com motor de combustão é essencial para evitar os piores efeitos de um planeta em aquecimento.

Então, o que a Noruega fez certo?

Bu disse que as políticas do país se concentraram primeiro no que era menos difícil: incentivar as pessoas que estavam considerando um carro novo elétrico a comprá-lo.

Os noruegueses que compraram carros elétricos novos não tiveram que pagar os altos impostos do país sobre a venda de veículos novos. Isso tornou os carros elétricos ainda mais atrativo para muitas pessoas, e não prejudicou as pessoas que já possuíam carros convencionais ou aqueles que compravam usados.

Bu também disse que a Noruega não ficou paralisada pelas objeções razoáveis aos veículos elétricos – E quanto aos lugares para carregá-los? Os subsídios aos carros elétricos são um benefício do governo para os ricos?

Nem todos os países têm um sistema tributário tão adequado para incentivar a compra de veículos elétricos. (Os impostos sobre a gasolina também são muito altos na Noruega.) Mas Bu sugeriu que, para que isso funcionasse em outros países, poderia impor impostos mais altos sobre os modelos de carros novos mais poluentes e usar esse dinheiro para subsidiar a compra de veículos elétricos.

À medida que mais carros elétricos novos chegavam à estrada, tornava-se mais palatável construir mais lugares para carregá-los. As montadoras começaram a dedicar mais seu marketing aos veículos elétricos e lançaram mais modelos em uma variedade de preços e recursos. Isso está apenas começando a acontecer nos EUA, por exemplo, não são escolhas políticas fáceis na Noruega ou em qualquer outro lugar, disse Anders Hartmann, da Asplan Viak, uma empresa norueguesa de consultoria em engenharia e planejamento.

Deixar os motoristas de veículos elétricos livres de taxas de estacionamento ou as taxas de pedágio era administrável quando poucos estavam nas estradas, Hartmann disse, mas alguns governos locais disseram mais recentemente que estavam perdendo o dinheiro que usavam para financiar o transporte público. A legislatura da Noruega discutiu a redução dos incentivos fiscais para veículos elétricos, mas é difícil porque eles são populares.

Bu disse que a maior mudança na Noruega é que a maioria das pessoas passou a acreditar que os carros elétricos são para eles. “O que realmente me surpreendeu foi a mudança de mentalidade”, disse ela.

Meu pai já foi uma daquelas pessoas que disseram que nunca comprariam um carro elétrico, disse ela. Agora meus pais também possuem um.

É evidente que a comparação entre Noruega e Brasil possa parecer injusta ou ingrata, mas o que é importante analisar são as ações tomadas, para o incentivo dos veículos elétricos e também como a sociedade recebeu isso.

Se os veículos elétricos já são uma realidade na Noruega e em outros países europeus, mais cedo ou mais tarde também vão chegar no Brasil. Não é de hoje, principalmente no setor automobilístico, que tendencias são criadas na Europa, aceitas e dissipadas nos EUA, para depois chegarem ao Brasil e serem adaptadas.

De toda forma, precisamos começar a criar uma rede de infraestrutura de recarga para veículos elétricos, principalmente os Postos de combustíveis.

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Fonte: Noticia.plu7.com

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