A importância do funcionário no posto de gasolina
É comum grandes empresários investirem pilhas e montanhas de dinheiro em seus negócios e tão pouco para o desenvolvimento de sua mão-de-obra. Gerando um abismo entre sua própria visão e a que tem do negócio, do que ele realmente é. Tal movimento frustra a expectativa do cliente.
Isso costuma acontecer com frequência em grandes modelos de franchising e companhia. Outro fator alarmante é que o próprio assessor da marca desconhece as extensas ferramentas desenvolvidas por eles mesmos (programa de fidelidade, capacitação do funcionário para entender a mecânica etc.). Prometem um modelo de negócio lucrativo através de transferência de know how, porém não se empenham na capacitação de pessoal especializado para a operação. Resultado: estragos financeiros e operacionais avassaladores.
Precisamos ter consciência que nosso maior bem é o nosso cliente. Assim, é indicado que o mesmo valor destinado ao plano de marketing da empresa seja semelhante para a capitação de sua equipe, para os processos de controles etc.
Precisamos lapidar a pedra bruta, formar aquele funcionário, que muitas vezes chega com pouca experiência. Tanto na pista como na loja é preciso estar muito claro o alinhamento de propósitos. Investir em treinamentos teóricos e práticos é uma boa opção. Às vezes você tem um carro de corrida em mãos e falta um bom piloto.
O perfil do funcionário, muitas vezes, é completamente diferente do perfil do funcionário da pista. No entanto, ambos precisam perceber que há sinergia entre o negócio e uma lavagem de para-brisa, troca de óleo durante o abastecimento faz se necessário ofertar a loja. Tal ação contribui para o aumento das vendas trazendo consequentemente aumento do valor do ticket médio. É o que chamamos de venda Croos Over fazer com que o cliente migre de um determinado departamento para o outro.
Crie ferramentas para medir a competência, a habilidade e a atitude do colaborador e de grande valia. Da mesma maneira, um check list, processos e procedimentos para profissionalizar seu negócio.
A persistência e a permanência no negócio são fundamentais, mas temos que ter algo contemporâneo e motivador para sua empresa e seu colaborador, independentemente do tamanho da sua empresa. Caso tenha dificuldade procure ajuda de um profissional.
Fonte: brasilpostos.com.br
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