Nissan aposta em carros elétricos e postos de carregamentos movidos a energia solar
A Nissan está apostando todas as suas fichas na emissão zero, com a iniciativa Inteligent Mobility, focada em carros elétricos, que já aparece nas pistas da Fórmula E e deve chegar ao mundo, incluindo grandes cidades do Brasil, em menos de dez anos. A ideia do Nissan Inteligent Mobility é incentivar e integrar o uso de carros elétricos ao cotidiano das pessoas, aumentando também postos de carregamentos rápidos movidos a energia solar.
Primeiro, a montadora mostra a performance tecnológica do seu principal modelo elétrico, o Leaf, na Fórmula E, e depois investe na instalação de infraestrutura para carregamento e reaproveitamento de baterias, de forma a garantir uma continuidade sustentável. As baterias usadas do Nissan Leaf têm três dias de autonomia e podem ser abastecidas por sistemas fotovoltaicos em postes sustentáveis.
A iniciativa desenvolvida em parceria com universidades está sendo aplicada, também, como forma de estudar o uso constante das células por um período mais longo. Alguns destes postes sustentáveis estão, inclusive, no Brasil, instalados em Florianópolis (SC) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
A ideia da concessionária é que os próprios postos de carregamento rápido de carros elétricos também utilizem esse tipo de energia renovável em vez de serem abastecidos por geradores a diesel ou outros métodos não renováveis.
“A tecnologia de captação solar é brilhante e, certamente, será grande aliada da eletrificação na busca pela preservação do meio ambiente”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing para a América Latina da Nissan, Ricardo Flammini.
A Nissan reforça que a falta de informação é um dos principais empecilhos para o crescimento do mercado. Segundo Flammini, as baterias dos carros elétricos podem durar por dias em um trânsito usual das cidades, com o próprio dono do carro fazendo o carregamento da bateria em casa, a partir de uma instalação dedicada. As unidades de carregamento públicas, que seriam o equivalente aos postos de gasolina para a tecnologia, somente são necessárias em viagens longas.
“Santiago, no Chile, é um exemplo importante do que queremos levar para o restante da América Latina. Lá os carros elétricos já aparecem em meio ao trânsito”, explica Luis Alberto Pérez, diretor de marketing da Nissan para a região. A Nissan acaba de anunciar um investimento para criação de 1.500 pontos de recarga rápida, cobrindo o país com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da indústria.
Os brasileiros também estão no calendário dos oito novos veículos eletrificados que serão lançados pela montadora até 2023, incluindo um que será apresentado em novembro durante o Salão do Automóvel, em São Paulo (SP).
Fonte: portalsolar.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora