Conheça 5 novidades em energia solar para 2020
O ano de 2020 promete ser muito especial para a energia solar, por este motivo listamos 5 tendências que vão movimentar o mercado neste ano.
Células de energia solar a partir de vegetais
Em virtude do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi possível desenvolver um estudo para a produção de energia elétrica a partir de células solares que utilizam pigmentos vegetais extraídos de plantas amazônicas, como açaí, bujuju, jenipapo, urucum, murtinha e crajiru.
As células de energia solar, extraída por vegetais, são fotossensibilizadas por corantes vegetais, que substituem os corantes sintéticos à base de metais pesados. Ou seja, estamos falando de uma alternativa sustentável de baixo custo para a geração de energia elétrica, que pode ser implementada por materiais orgânicos como fontes renováveis de energia.
Painel solar portátil
O painel solar portátil foi elaborado por meio de um novo projeto chamado ‘SunUp’, que se trata de uma mochila totalmente projetada para ser leve e maleável, ao mesmo tempo em que otimiza a captação da luz do sol por meio de um pequeno painel acoplado na parte de cima. Ela pode carregar sua bateria interna de 4000mAh em 12 horas de maneira eficiente por meio de um painel de 15 W. Portanto, é possível garantir a carga completa de equipamentos eletrônicos menores, proporcionando mais segurança e conforto para os mochileiros que utilizam a tecnologia.
Barco movido a energia solar
Essa tecnologia contribui para a redução dos impactos ambientais, visto que seu intuito é diminuir cada vez mais a utilização de combustíveis que emitem gases poluentes, tornando a geração de energia sustentável e limpa.
Usina Solar flutuante
A primeira usina solar flutuante do mundo está sendo desenvolvida na Holanda e estima-se que seu funcionamento iniciará no ano de 2022 e será construída na água, levando o nome de Zon-op-Zee - “Sol no Mar” em português. Sua edificação levará, aproximadamente, três anos e está sendo elaborada em parceria com centros de pesquisa especializados da Holanda, da União Europeia e o governo de Amsterdã.
Com 2,5 mil metros quadrados de painéis solares instalados no mar, a usina solar flutuante possui localização que garante 15% a mais de eficiência em relação às usinas convencionais instaladas em terra firme.
Posto de combustível auto suficiente
Além de ser uma fonte de energia renovável, esse sistema tem ficado cada vez mais acessível a estabelecimentos que desejam gerar economia na conta de energia e se preocupam com o meio ambiente, possibilitando a responsabilidade social como um dos seus diferenciais de mercado.
Com a tendência dos postos de combustíveis terem, cada vez mais, grandes lojas de conveniência, o valor da conta de energia também aumenta proporcionalmente, aumentando os custos. Outra tendência nos próximos anos são as bombas elétricas, para os carros elétricos, que também proporciona o aumento na conta de energia elétrica.
Fonte: portalsolar.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora