Saiba como preparar seu posto para o Carnaval
Estar preparado para atender bem a grande demanda de clientes que é prevista para o feriado de carnaval é primordial. Além de garantir a fidelização, uma boa estrutura também garante maior faturamento nos postos de gasolina.
Para atender bem é importante que os colaboradores estejam devidamente treinados e preparados e que o postos e loja de conveniência estejam bem abastecidos.
1. Treinamento dos frentistas e vendas qualificadas – Na pista existem inúmeras oportunidades de vendas sendo que o combustível aditivado (maior valor agregado) é o principal deles. Treine seus frentistas sobre as vantagens e os diferenciais do produto e desenvolva uma campanha de vendas com metas definidas sobre este produto. Uma equipe bem treinada, motivada e bem remunerada é a chave do sucesso de qualquer empreendimento. Transforme seus frentistas em vendedores buscando o engajamento e comprometimento com ações que sejam recompensadas.
2. Produtos Agregados de Pista – Aproveite a oportunidade do aumento do fluxo de clientes e prepare uma exposição de produtos na pista para vender os produtos que apresentam maior rentabilidade como extintores, aditivos de combustível, palhetas, tapetes, fluído de freios, limpadores de para-brisa, desembaçantes, ceras e produtos de limpeza, etc.
3. Serviços de Cortesia – Os serviços de cortesia têm duas finalidades. A primeira é demonstrar sua preocupação com o bem estar do cliente que sente-se satisfeito em ter os itens do seu carro checados. A segunda é gerar a oportunidade de venda dos produtos agregados e serviços especializados. Ofereça serviços como: Revisão do nível do óleo, adicionar água no radiador, água do lavador de para-brisas, limpeza de para-brisas e retrovisor, calibragem dos pneus, entre outros.
4. Serviços Especializados – Este é o momento ideal para oferecer os serviços especializados como lavação, higienização, lubrificação e troca de filtros. Nesta época muita gente aproveita para pegar a estrada e, com isso, aumenta a preocupação dos motoristas em fazer aquela revisão básica. Que tal, então, oferecer um desconto especial na troca de óleo, fluido de radiador ou de freio, das palhetas do para-brisa, de pneus
5. Comunicação Visual – A comunicação visual é a principal ferramenta promocional do posto. Aproveite o fluxo da pista e apresente os saborosos lanches da conveniência utilizando as lonas de teto e galhardetes que ficam expostas em locais estratégicos como a entrada da ilha e a cobertura do posto. Produtos da loja de conveniência como bebidas geladas, sucos, lanches, energéticos e serviços especializados como troca de óleo e lavação podem ter sua venda potencializada com a utilização adequada dos elementos de comunicação visual. Se possível, faça também uma decoração temática para chamar a atenção dos clientes e destacar seu postos de combustível.
6. Estrutura Limpa e Organizada – Certifique que toda a estrutura do posto esteja limpa. Cobre a organização na pista e ilha de abastecimento, pois este é o principal ponto de contato visual do cliente. Se você tiver uma estrutura de lavação exija organização com os equipamentos e produtos de limpeza, principalmente se for terceirizado. A troca de óleo deve estar impecavelmente limpa para não causar estragos nas roupas dos clientes.
7. Loja de Conveniência – Pesquisas apontam que as lojas de conveniência chegam a crescer mais que 30% durante os períodos de feriados. Incremente os resultados de sua loja de conveniência fazendo um bom gerenciamento de estoque, para que não falte nada a seus clientes; certifique-se que seus produtos expostos estão com etiquetas de preço; oportunidade perfeita para aumentar as opções em suas estufas de salgados, assim como completar as prateleiras com biscoitos, sanduíches pizzas e comidas rápidas. Por que não oferecer aquele preço imbatível em alguns itens ou montar alguns kits promocionais, do tipo salgado + refrigerante + sobremesa; treine a equipe da loja de conveniência e garanta um atendimento sempre bem humorado, lembre-se que seus clientes estão em ritmo de festa e um atendimento mal feito pode espantá-lo da sua loja.
8. Brindes e Programa de Fidelidade – Pronto, você fez tudo certo e o seu cliente está satisfeito com sua operação impecável e agora é a hora de fixar a sua marca na mente do seu mercado alvo. Como? Com brindes. As lixeiras de TNT e os cheirinhos para carros são brindes simples e baratos, porém de grande utilidade para os motoristas. Se você tiver algum programa de fidelidade este é o momento ideal para divulgar seu programa de relacionamento.
Fonte: webposto.com.br
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