Entenda como investir em energia solar
Durante os meses de inverno, muitas pessoas se esquecem dos altos valores cobrados na fatura de luz que a estação pode provocar.
1) Planejamento do investimento
Antes de adquirir o sistema fotovoltaico, você precisa escolher uma empresa de confiança para fazer uma análise do quantitativo necessário para o local de instalação de acordo com a demanda de consumo.
Os profissionais orientam como é o processo, quais são os equipamentos mais indicados para a instalação e qual o tempo médio de instalação do sistema.
2) Avaliação da estrutura
A segunda etapa consiste em um estudo sobre viabilidade técnica para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Os profissionais precisam avaliar se há espaço para os equipamentos, como é a estrutura do telhado para suportar peso extra, a fiação elétrica e outras questões importantes para dar segurança ao sistema.
A partir dessa análise inicial é que a empresa poderá apresentar um orçamento para a instalação dos painéis fotovoltaicos, considerando a demanda de consumo de energia, o nível de tensão da rede, a tecnologia utilizada e o tempo de trabalho da equipe.
Neste orçamento já é apresentada também uma estimativa de economia de energia e custo médio com a fatura.
3) Instalação da infraestrutura
O processo de instalação deve ser feito por uma equipe especializada, que engloba profissionais com conhecimentos em engenharia.
Os painéis são instalados preferencialmente na área com maior incidência de radiação solar e com a inclinação ideal para obter a eficiência esperada.
Também é necessário instalar o inversor, responsável por levar a energia gerada pelos painéis para a rede da concessionária. Por último, é necessário efetuar a solicitação de acesso do sistema junto à concessionária de energia elétrica para que seja possibilitada a conexão do sistema com a rede elétrica local e a geração de créditos para o excedente de energia produzida.
4)Aproveite a economia e seja sustentável
A geração fotovoltaica é um investimento que reduz em até 95% os gastos com a conta de luz, além de ser sustentável e ajudar o meio ambiente. Por razões como essas, o investimento em energia renovável é peça-chave na reconstrução da economia após o enfrentamento da pandemia.
5) Monitoramento e Manutenção
É comum, no Brasil, que após a instalação dos sistemas fotovoltaicos muitos dos instaladores não prestam serviços de pós venda, tais como o monitoramento do rendimento das placas e a manutenção das mesmas.
Em grandes projetos fotovoltaicos é natural que uma placa entre centenas esteja com baixo rendimento, mas é preciso ficar esperto, pois isso pode gerar uma grande queda de geração e, consequentemente, diminuir a economia gerada.
Deste modo, destacamos o monitoramento da AEG, o IMM. O único sistema no Brasil que monitora a geração de placa por placa, facilitando o gerenciamento do sistema e agilizando possíveis manutenções.
Se planeje para o futuro, ele começa por um passo na direção certa, e este passo precisa ser o mais planejado e consistente possível para que, no prazo certo, transforme-se num retorno de investimento seguro e assertivo.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.
Fonte: agrolink.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora