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Conheça novas dicas para o posto de combustível se destacar da concorrência

Conheça novas dicas para o posto de combustível se destacar da concorrência


Criado: 17 Setembro 2020 | Atualizado: 17 Setembro 2020
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É preciso inovar, entender quem é o público-alvo e estabelecer estratégias para chegar a esse público. O melhor meio é estipular metas que possam ser mensuradas periodicamente.

Primeiramente, é necessário elaborar um planejamento para começar a entender melhor o mercado e público-alvo, e assim você possa ofertar algo novo, que gere valor para seus clientes.

Adote uma estratégia de Marketing Digital

Fazer-se notado nos dias de hoje é fundamental para o sucesso do negócio. Já parou para pensar sobre a importância do marketing digital para postos de combustíveis?

Você já percebeu que hoje em dia tudo está na Internet? De tutoriais sobre como fazer alguma comida, passando por curiosidades e chegando a temas mais complexos… a Internet está aí para responder qualquer pergunta.

Os clientes de hoje estão diferentes dos de antigamente. Atualmente, há uma grande vontade de pesquisar sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. Portanto, incluir o marketing digital em seu planejamento pode ser uma ótima alternativa para se diferenciar e obter destaque.

Se preocupe com a gestão ambiental

Primeiro, você deve saber que não há como realizar uma boa gestão ambiental sem antes compreender quais são os problemas que seu estabelecimento pode causar ao meio ambiente.

O derramamento dos combustíveis e seus derivados, por exemplo, pode contaminar o solo afetado e, dependendo da quantidade, a contaminação pode chegar aos lençóis freáticos e prejudicar a qualidade da água consumida pelos moradores próximos ao local.

É necessário colocar em prática a avaliação de riscos, ou seja, é preciso avaliar periodicamente as bombas e válvulas, implantando um plano de contenção se houver algum problema de maiores proporções. Ao pensar nas medidas de segurança, será possível impedir que acidentes ocorram com frequência.

Tenha atenção com o cliente

A maioria dos clientes gostam de atenção, não importa se o seu posto de gasolina tem um preço competitivo e seja flexível com as formas de pagamento, é um erro abrir mão da qualidade do atendimento. Para não cometer esse erro, pense em como você gostaria de ser tratado e faça melhor.

Não basta apenas oferecer o abastecimento com excelência. Ofereça serviços que possibilitam a manutenção do veículo durante o atendimento.

Incentive seus funcionários

Incentivar seus funcionários a pensarem na venda e no pós-venda, é essencial. Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive. Desta forma, oferecer um excelente serviço e manter o cliente feliz deve ser responsabilidade de todos e não apenas daqueles que estão na “linha de frente” do atendimento.

Disponibilize formas de pagamento flexíveis

Aceitar pagamento com cartões de débito e crédito, sem cobrar taxas adicionais por essa conveniência, é um excelente atrativo, assim como tickets e vale abastecimentos.

Além disso, é interessante optar por máquinas de cartão com a tecnologia TEF integradas com o sistema do posto, para que os pagamentos possam ser realizados sem o motorista precisar descer do carro, gerando conforto e comodidade. Imagine um dia que o cliente estiver cansado e com pressa?

Invista em segurança

Pensar em segurança é uma questão fundamental! Principalmente quando o estabelecimento funciona 24 horas por dia. Os postos de gasolina são um dos principais alvos da criminalidade e, assim, é preciso implantar um sistema seguro, com o uso de câmeras, alarmes e demais medidas que possam proteger os funcionários, os clientes e o próprio estabelecimento.

Inove na conveniência

As lojas de conveniência já fazem parte dos postos de gasolina e é necessário dar atenção a todos os detalhes para que possa oferecer bons resultados. O local deve ser bastante atrativo e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes.

Para melhor atrair os clientes, também é interessante oferecer descontos e promoções. Além disso, diversos serviços estão sendo oferecidos, como restaurantes, drogarias e até lavanderias. O posicionamento estratégico do seu posto pode aumentar a sua receita com o seu espaço de conveniência multifuncional.

Adote um programa de fidelidade

Procure beneficiar os clientes mais frequentes. Para isso, é fundamental adotar um programa de fidelidade. Nele, podem ser oferecidos brindes e descontos para os que atingirem um determinado valor na compra de produtos e serviços.

Essa ação contribui para expandir o faturamento e construir uma imagem positiva da empresa. A propaganda boca a boca tem uma grande força para atrair novos clientes.

Para implantar um plano de fidelidade, é preciso conhecer e identificar as preferências do público-alvo. A partir daí, implantar alternativas para que o cliente sempre se lembre do estabelecimento quando tiver necessidade de abastecer.

Faça reuniões periódicas para alinhar as estratégias

É necessários ter todos os colaboradores engajados com os procedimentos adotados pelo posto, para isso é preciso mantê-los atualizados sobre qualquer modificação e tornar com que todos se envolvam com os processos definidos e coloquem em prática.

Para isso, pode ser feito uma reunião de alinhamento semanal ou periódica para acompanhar as atividades. É interessante também fazer com que o colaborador possa contribuir com ideias para agregar nesta nova estratégia. Portanto, esteja sempre aberto a ouvir.

Inovação é pesquisar

Pesquisar é um processo importante para quem pretende inovar em sua loja ou empresa, procurar por novas ferramentas e novas tecnologias que possibilitem aumentar os lucros devem fazer parte do dia a dia da gerência.

Deste modo, atualmente existem muitos novos softwares e ferramentas que ajudam a gerir o posto de combustível, mas no momento atual, a procura por aumentar a economia e, consequentemente, aumentar os lucros é o mais desejado por todos.

Com o objetivo de gerar economia ao posto, a energia solar fotovoltaica é a nova solução para Postos de Combustíveis terem mais lucros, pois possibilita uma redução de até 95% na conta de energia elétrica.

Portanto investir em energia solar nos postos de combustíveis, tem se tornado cada vez mais um ótimo investimento, porém, como toda nova tecnologia, cabe ao proprietário ou gestor, selecionar uma empresa que possua todas as homologações e certificações necessárias para uma perfeita instalação e que possua as garantias de parceiros internacionais, potencializando assim o retorno do investimento.

Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.




Fonte: multiimagem.com.br

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