Postos de Combustíveis: Entenda como obter vantagem na precificação do combustível
Esse trabalho se torna, portanto, ainda mais complexo quando falamos no mercado de postos de combustíveis e exige que a sua equipe se dedique, antes de tudo, a melhorar a gestão. Em seguida, é preciso abraçar o uso de dados e informações relevantes para, assim, conseguir atrair clientes com eficiência.
Mas, então, o que deve ser feito para alcançar esse objetivo e conseguir diferenciar o seu negócio da sua concorrência a partir da precificação de combustível? Para tirar essas dúvidas, basta continuar a leitura deste artigo. Confira como encontrar o meio-termo entre a atratividade para o cliente e o equilíbrio financeiro!
O que são estratégias de diferenciação?
O mercado está cada vez mais competitivo, o que obriga uma mudança de postura das empresas que desejam se destacar. Lidar com clientes mais exigentes, por exemplo, faz com que novas técnicas de atração sejam aplicadas. Essas opções são conhecidas como estratégias de diferenciação.
Afinal, não basta modificar um indicador e achar que vai ser o suficiente para se destacar dos demais competidores. Para resultados sustentáveis e a longo prazo, especialmente pensando na fidelização de clientes, o caminho mais indicado é encontrar esse fator diferenciado.
É importante considerar que, dentro de um mesmo segmento, os concorrentes podem ter apostas diferentes para alcançar os clientes. Uma dessas é a diferenciação pelo atendimento.
Em um momento marcado por usuários exigentes por experiências completas e satisfatórias, um contato mais personalizado e customizado pode ser uma grande vantagem. Muitas vezes, essa relação mais próxima com os consumidores pode se sobressair até mesmo em comparação a preço ou qualidade do produto.
Como funciona a diferenciação de preço?
Em um segmento em que, muitas vezes, a variação de qualidade não é tão acentuada entre os combustíveis, uma diferenciação de preço pode ser a estratégia ideal. Isso significa buscar maneiras de superar a concorrência a partir de preços mais atrativos para o consumidor. Na prática, porém, essa não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer inicialmente.
Afinal, você não pode apenas modificar a precificação do combustível, sem pensar nos impactos que essa decisão pode causar para o futuro do seu posto. Imagine reduzir os preços de uma forma que muitos consumidores abandonem os seus concorrentes. Mas e o custo da mercadoria vendida? E os gastos com funcionários? Estão inclusos nesses cálculos? Não? Problemas à vista.
O grande desafio da diferenciação de preço é justamente conseguir encontrar o meio-termo entre valor que pode atrair mais clientes e aquele que não vai prejudicar as finanças do seu negócio. É uma tarefa, portanto, que demanda tempo, estudo e análises bastante aprofundadas até se chegar ao preço que se encaixa nessas exigências.
Analise as práticas da concorrência
Monitorar a concorrência é uma tarefa obrigatória para qualquer negócio e em qualquer situação, mas, quando falamos em diferenciação de preço, se torna fundamental.
Afinal, também é preciso levar em consideração os valores que são praticados pelos demais postos. Um esforço financeiro muito grande para o seu negócio, por exemplo, pode não representar nenhuma alteração prática.
Dessa forma, é necessário entender ao máximo o posicionamento e as estratégias dos seus principais concorrentes. Quais são os seus fornecedores? Que diferenciais o público-alvo compartilhado destaca em relação ao outro posto? Quanto mais informações você tiver, maiores são as suas chances de desenhar a estratégia certa para o seu negócio.
Defina um plano tático
Após o estudo mais amplo do mercado, é importante fazer, internamente, o plano tático do seu posto com essa estratégia de diferenciação de preço. O caminho começa com uma resposta do que vai ser considerado como ideal. É a alta rentabilidade ou se posicionar em uma nova praça? Qual é o prazo dessa estratégia? Quais outras ações vão ser contempladas ao mesmo tempo?
Ajuste a margem de rentabilidade
Quando o seu posto decide investir na precificação de combustível para se diferenciar, também deve fazer alguns ajustes internos. O mais importante deles? A definição de margens mais realistas de rentabilidade. Não dá para ter tudo ao mesmo tempo, certo? Ao alterar a forma de precificação de combustível, é necessário entender que outros pontos precisam ser modificados.
Diferencie preço por tipo de combustível
Também é importante diferenciar o preço considerando cada tipo de combustível. Afinal, cada produto tem uma demanda específica, e ela deve ser levada em consideração para a definição dos valores mais adequados. Dessa forma, você evita que discrepâncias acabem prejudicando o retorno esperado com um determinado tipo de combustível.
Inovação, sustentabilidade e economia
Basicamente, a estratégia de redução dos preços dos combustíveis é mais complexa do que aparenta, é preciso estudar para realizar da melhor forma possível. Uma maneira para facilitar esta estratégia é economizar em alguns gastos fixos, como por exemplo, a energia elétrica, que em muitos postos de combustíveis é um dos maiores gastos.
Por isso, o sistema fotovoltaico é uma saída fácil e inovadora para ter economia na conta de energia elétrica, pois possibilita uma redução de até 95%, possibilitando criar ações e estratégias para adquirir novos clientes, dentre elas a estratégia de redução de preços.
Conte com a ITP! A conexão com o seu futuro em Energia Solar.
Fonte: linx.com.br
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora