Um carro elétrico pode ser usado para carregar outro?
Categoria: Carros Elétricos
Sim, mas o modelo precisa estar preparado para isso. A boa notícia é que as montadoras já estão se preparando para isso, ainda que o objetivo primário seja outro: garantir que sua cerveja e o sorvete continuem gelados.
Um carro elétrico tem baterias enormes: segundo a Nissan, o Leaf de autonomia estendida poderia fornecer energia para uma casa pequena por até quatro dias. E é exatamente isso que a marca japonesa e outras empresas já oferecem, por um processo chamado de recarga bidirecional.
Como o nome indica, nele o veículo pode tanto receber energia quando fornecê-la, como se fosse aquelas baterias portáteis (power bank) que usamos para carregar o celular na rua. A ideia das montadoras é que os automóveis elétricos sejam uma alternativa para garantir a energia das residências em caso de apagões.
Naturalmente esse recurso também pode ser usado para carregar outro elétrico, mas teria pouca eficiência. Primeiro porque a energia fornecida pelo sistema bidirecional tem corrente e tensão limitados: seria tão ou mais lento do que recarregar o veículo em tomada de 220V. Segundo porque sempre haverá perda de energia: um Leaf com 100% de bateria que recarregasse um Leaf descarregado ficaria sem energia antes de completar o nível de energia do outro.
Tecnicamente seria possível acelerar o processo adotando a recarga bidirecional DC, de alta tensão e por corrente direta. Mas isso exigiria mais equipamentos no veículo — deixando-o mais pesado — e pode degradar a bateria, já que ela iria descarregar em uma velocidade maior do que normalmente ocorre durante o uso normal do carro.
A inserção dos carros elétricos no Brasil está acontecendo aos poucos, mas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, os carros movidos a eletricidade serão realidades em um futuro próximo.
Para isso, será necessário que as estações de recarga estejam presentes em estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis, mercados e estacionamentos, pois a infraestrutura é a base para o futuro da mobilidade.
A ITP realiza a criação e distribuição de projetos de eficiência energética, sustentabilidade, energia fotovoltaica e mobilidade elétrica. Conheça mais sobre nossos serviços.
Leia também:
O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?
Veículos elétricos: pontos de recarga com uso de energia solar
Fonte: Auto Esporte
Comentários
Ver todos os artigos
Categorias
Mais populares
Cidade na Alemanha se desconecta da rede elétrica e passa a usar energia 100% de energia renovável Com a ajuda da energia solar, número de veículos elétricos deve dobrar em 2020! PurplePier - Plataforma de Marketing Digital TRITEC Energy do Brasil Ltda Descontos em impostos para quem usar energia solar. Conheça a tendência! Postos de combustíveis e energia solar - O futuro é agora! 6 novidades para impulsionar os Postos de Combustíveis Aumento na conta de luz e a crise hídrica impulsionam mercado de energia solar Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh O que falta para os carros elétricos pegarem no Brasil?Newsletter
Inscreva-se agora